quarta-feira, 6 de maio de 2009

Simulações de Experimentos Clássicos de Probabilidade

Autores: Sandro, Styler, Claudio, Pablo, Alexandre

INTRODUÇÃO
Visto que a maioria dos eventos que se trata a estatística ser de natureza aleatória e/ou probabilística, vamos aqui falar de probabilidade, onde muitas pessoas acham que a probabilidade é apenas cálculo matemático, consequentemente, o conhecimento dos aspectos fundamentais do cálculo de probabilidades é uma necessidade essencial para o estudo da estatística.

PROBABILIDADE
As aplicações de probabilidade foram inicialmente referidas a quase todos os jogos de azar, onde os jogadores ricos aplicavam o conhecimento desta teoria para formar estratégias de apostas. E essas aplicações continuam até hoje, em jogos de loteria, cassino de jogos, corridas de cavalo, entre outros. Contudo, o uso da probabilidade passou de jogos de azar. Sendo que hoje em dia, os governos, as empresas, as organizações profissionais incorporam a teoria das probabilidades em seus processos diários de deliberações..
Segundo Stevenson (2001) “Independente de qual seja a aplicação em particular, a utilização das probabilidades indica que existe um elemento de acaso, ou de incerteza, quanto à ocorrência ou não de um evento futuro. Assim é que, em muitos casos, pode ser virtualmente impossível afirmar por antecipação o que ocorrerá; mas é possível dizer o que pode ocorrer.”.Com base nisto, podemos entender probabilidade como o estudo dos eventos, dizendo qual a chance desse evento ocorrer ou não.


PROBABILIDADES DE EVENTOS
Como a probabilidade está ligada a eventos. Esse evento pode ser qualquer coisa que está sendo estudado, como por exemplo: moeda, jogos, previsão do tempo, previsão de lançamento de novos produtos, chances de lucro, entre outros.A probabilidade de certo evento X, denominada de P(X), é um número de 0 a 1, onde 0 indica que esse evento não tem chance de acontecer, ou próximo de 0 o evento tem poucas chances de ocorrer. E quanto esse evento se aproxima de 1, significa que as chances desse evento ocorrer aumenta, e no caso desse evento resultar em 1, esse evento acontecerá certamente. Outra nomenclatura que podemos utilizar é a de porcentagem, onde os eventos variam entre 0% a 100%.

EXPERIMENTOS OU FENÔMENOS ALEATÓRIOS
São aqueles que, mesmo repetido várias vezes sob condições semelhantes, apresentam resultados imprevisíveis.


ESPAÇO AMOSTRAL E EVENTOS
Para o espaço amostral das probabilidades, utilizamos outro conceito matemático que é o de conjuntos, pois ele define bem a coleção de dados. Mas a probabilidade só tem sentido no contexto de um espaço amostral. Onde irá conter todos os resultados possíveis de um experimento. Experimento é qualquer processo que gera resultado bem definidos, é somente um desses resultados possíveis dentro do espaço amostral pode ocorrer.


Exemplos:
Jogar Moeda: S= {Cara, Coroa}.
Lançar Dado: S= {1, 2, 3, 4, 5, 6}.
Jogar na Loteria: S= {Ganhar, Perder}.


APLICAÇÕES
Ao lançarmos uma moeda para cima, existem apenas dois resultados possíveis: Cara ou Coroa. Sendo assim a probabilidade de dar um ou outro é de 50% pra cada. Poderíamos lançar uma moeda "x" vezes para ver se o resultado seria próximo do porcentual teórico (50% pra cada), mais este procedimento seria cansativo e massante. Usaremos então o programa Microsoft Excell para simular o lançamento desta moeda e ver se os resultados se aproximam do esperado.
















Abaixo segue uma tabela para que se possa ter uma melhor visão e compreensão do gráfico acima:














CONSIDERAÇÕES FINAIS
Podemos observar que uma aplicação prática nem sempre segue à risca a probabilidade, mais podemos observar também que a medida em que fomos simulando o lançamento da moeda por um número maior de vezes, o resultado foi se aproximando mais do esperado (50% pra cada), tendo em vista que a probabilidade tende ao infinito.



REFERÊNCIAS


CRESPO, Antônio Arnot; Estatística Fácil. 18ª ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
STEVENSON, William J.; Estatística aplicada à administração. Ed. 2001. São Paulo: Harbra ltda, 1981.

Um comentário:

  1. 1. O texto que vocês apresentaram pode ser encontrado facilmente na internet (veja links abaixo). Eu tenho certeza que vocês são capazes de fazer um trabalho de autoria própria, basta vocês se esforçarem um pouco.
    - http://www.somatematica.com.br/emedio/probabilidade.php
    - http://inforum.insite.com.br/arquivos/14262/Introducao_as_equacoes_algebrica1.doc.
    - http://www.scribd.com/doc/2972196/Matematica-Resumos-Vestibular-Probabilidade

    2. O conteúdo que você apresentaram não tem nenhuma relação com o título do trabalho. O trabalho deve mostrar exemplos de experimentos clássicos de probabilidade e não falar sobre probabilidade. Deve-se usar o EXCEL para fazer os experimentos. O livro de Juan Carlos Lapponi apresenta simulações desse tipo.

    3. Sugestão dos tópicos a serem tratados no texto:

    - Introdução (falar de forma direta e rápida sobre probabilidade e os experimentos clássicos que serão tratados no texto)
    - Conceitos básicos (falar sobre os conceitos básicos de probabilidade)
    - Experimentos (apresentar a solução teórica de cada experimento, bem como a solução através da repetição do experimento através de gráficos)
    - Considerações Finais (concluir o texto)
    - Referências

    4. SUGESTÃO GERAL: Leiam e releiam antes de fazer a postagem. O texto precisa ter uma continuidade. Além disso, cuidado para não copiar integralmente textos de outros, mesmo com referências. Não esquecer de referenciar ao longo do texto.

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