quarta-feira, 6 de maio de 2009

A Estatistica Como Ferramenta na Contabilidade

Autores: José Juliano, Liliana, Danilo, Izabela, Josicleide

· O USO DA CONTABILOMETRIA COMO FERRAMENTA DE QUANTIFICAÇÃO PARA CONTABILIDADE

CONTABILIDADE

A contabilidade usa registros e fatos ocorridos dentro de uma empresa e organiza-os em dados numéricos para mostrar a real situação econômico-financeira da empresa.

Segundo RIBEIRO (1996): a Contabilidade fornece informações do patrimônio para facilitar as tomadas de decisões dos administradores e proprietários.

Pode-se ver: a Contabilidade não é uma simples parte da empresa registrando fatos ocorridos numa empresa, é antes uma parte necessária por fornecer informações importantes para o seu desenvolvimento.

ESTATÍSTICA

A estatística é uma forma de pesquisa utilizada para a coleta de dados, por ter a necessidade de decisão a ser tomada dando mais precisão ao problema a ser solucionado.

Segundo TRIOLA (1999): A estatística é uma coleção de métodos para planejar experimentos para obter dados, organizá-los e deles tirar conclusões.

A estatística utiliza dados numéricos para poder determinar e até mesmo prever como um produto/serviço será utilizado e se o mesmo trará rentabilidade para empresa ou não.

CONTABILOMETRIA

A Contabilometria é uma forma de se aplicar métodos quantitativos em cálculos e demonstrações contábeis realizados dentro de uma empresa, valorizando por sua vez o produto/serviço e dando mais credibilidade em suas demonstrações financeiras para seus acionistas e seus proprietários.

A Contabilometria pode ser vista como uma forma de se prever os resultados amparados em demonstrações financeiras, através de cálculos matemáticos e estatísticos.

Compreende-se então: a Contabilidade somada à Estatística, Matemática e Informática resulta na Contabilometria.

Segundo MARION E SILVA (1986): “ A análise de fenômenos contábeis reais baseadas no desenvolvimento da teoria e da observação, relacionados através de métodos apropriados de inferência”.

DEFINIÇÃO DE CONTABILOMETRIA ( figura ).

Assim pode-se entender: a contabilidade é uma forma de se demonstrar o real resultado da empresa através de números e se bem utilizado com as ferramentas disponibilizadas pela Contabilometria pode agregar mais qualidade ao produto/serviço da empresa oferecida ao seu público. Para tanto o profissional contabilista deve dar importância a Contabilometria como algo necessário ao seu currículo. Graças a Contabilimetria o profissional terá mais artifícios para desenvolver seu trabalho com mais eficiência.

RESULTADOS

Identificamos e necessidade do profissional contabilista em se inteirar das disciplinas de: Contabilidade, Matemática, Estatística e Informática. Somadas resultam na Contabilometria, tão indispensável para seu raciocínio lógico-matemático para a contabilidade.

Definimos a Contabilometria e as ferramentas por ela fornecidas ao profissional contábil no desenvolvimento das demonstrações contábeis como: balanço patrimonial, demonstração dos resultados e exercícios, análise de balanço entre outros demonstrativos contábeis; dando o suporte necessário para poder oferecer informações econômico-financeiras sólidas à administração sendo a melhor decisão a tomar no direcionamento da empresa.

Identificamos ainda: a empresa precisa ter a sua contabilidade impecável para responder, ao fisco de forma adequada e clara como a CVM (Comissão de Valeres Mobiliários) determina; oferecendo aos seus donos e aos seus acionistas uma visão de organização e da verdadeira situação econômico-financeira da empresa.

Um comentário:

  1. 1. O texto que você apresentaram é uma cópia do site abaixo. Chama-se plágio!!! Vocês têm condições de fazer um trabalho de autoria própria, basta que se esforssem um pouco para isso. Vocês podem utilizar trabalhos de outros, mas devem citar para ser justo e reescrever com as suas palavras. A biblioteca está recheada de livros, certamente haverá um falando sobre Contabilometria.

    - http://www.webartigos.com/articles/10138/1/o-uso-da-contabilometria-como-ferramenta-de-quantificacao-para-a-contabilidade/pagina1.html

    2. O texto deve mostrar alguns exemplos de como a estatística pode ajudar na contabilidade.

    3. SUGESTÃO GERAL: Leiam e releiam antes de fazer a postagem. O texto precisa ter uma continuidade. Além disso, cuidado para não copiar integralmente textos de outros, mesmo com referências. Não esquecer de referenciar ao longo do texto.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.